sexta-feira, 3 de abril de 2009

Golpe: Venda de terreno alheio

FIQUE ATENTO:

No decorrer destes últimos três anos, na cidade de Joinville, o Ministério Público deu início a 269 processos criminais por golpes praticados contra cidadãos e cidadãs desta cidade.

Embora o número seja expressivo, sabe-se que apenas um pequeno percentual dos golpes tem a autoria desvendada, ou seja, o número de estelionatos praticados ultrapassa em muito a quantidade de processos criminais iniciados pelo Ministério Público.  

Portanto, como poucas vítimas recuperam seu patrimônio e como nem todos os réus acabam atrás das grades, o melhor caminho para se evitar o prejuízo é o conhecimento de como os golpes acontecem e preveni-los o quanto possível.

Assim pensando, passaremos, a partir de hoje, a listar alguns dos golpes mais comuns já denunciados pela 1ª Promotoria de Justiça de Joinville e outros que podem ser encontrados verificados em nossa cidade.

VENDA DE TERRENO ALHEIO

Um dos golpes praticados em Joinville diz respeito à venda de terrenos. O golpista anuncia em algum classificado local a venda de um terreno, sempre a bom preço e com ótimas condições (pouca entrada e muitas parcelas). Uma vez interessada a vítima efetua ligação para conhecer o imóvel, no que é prontamente atendido. 

Quase sempre o terreno, que não pertence ao golpista, será mostrado em um sábado ou feriado, ou seja, com a Prefeitura e cartórios de registro de imóveis fechados. Conforme o interesse da vítima o estelionatário afirmará que há mais pessoas interessadas e que para garantir o negócio nas condições anunciadas precisa de uma entrada de pagamento. 

Diante do bom negócio apresentado, mesmo sem conferir a propriedade do imóvel e confiando apenas na documentação apresentada no momento, a vítima acaba por pagar determinada quantia como garantia de compra. Provavelmente a vítima não mais verá nem o “vendedor” nem o seu dinheiro de volta. Também não terá sucesso em ligar para o mesmo número de telefone, muitas vezes adquirido com documentação falsa apenas para a aplicação do golpe. 

Em caso de compra de imóvel, não arrisque, verifique a propriedade, os cartórios de registro e certidões negativas cíveis, a regularidade deste junto à Prefeitura e busque orientação de profissional de sua confiança. 

Alguns sites da Internet que contém orientações:

2 comentários:

  1. que sustenta os golpista e o olho grande...eu nao pega jamais!!1!

    ResponderExcluir
  2. por favor tem um terreno no bairro morro do meio nas ruas da abelhas que esta vazias as pessoas jogam sujeiras tem arvores caiadas no chão pelos jovens que destroem é por favor poderia ajudar queremos um bairro mais digno fazem fumaças ali.
    obrigado.

    ResponderExcluir