quarta-feira, 22 de abril de 2009

Golpe: Venda de automóvel clonado

No decorrer destes últimos três anos, na cidade de Joinville, o Ministério Público deu início a 269 processos criminais por golpes praticados contra cidadãos e cidadãs desta cidade.

Embora o número seja expressivo, sabe-se que apenas um pequeno percentual dos golpes tem a autoria desvendada, ou seja, o número de estelionatos praticados ultrapassa em muito a quantidade de processos criminais iniciados pelo Ministério Público.  

Portanto, como poucas vítimas recuperam seu patrimônio e como nem todos os réus acabam atrás das grades, o melhor caminho para se evitar o prejuízo é o conhecimento de como os golpes acontecem e preveni-los o quanto possível.

Assim pensando, passamos a divulgar alguns dos golpes mais comuns já denunciados pela 1ª Promotoria de Justiça de Joinville e outros que podem ser verificados em nossa cidade.


VENDA DE AUTOMÓVEL CLONADO


Dentre os golpes praticados na venda de automóveis, um dos mais observados em Joinville é a venda de veículos clonados.

O golpista (normalmente pertencente à quadrilha organizada) noticia em classificado de jornal local a venda de um veículo semi-novo. O preço sempre é  pouco menor que a média de mercado.  

A vítima então entra em contato com o golpista e dá início à negociação. O golpista, que diz morar em cidade próxima, passa todos os dados do veículo para que a vítima ateste sua legitimidade e marca encontro para mostrar o veículo em um sábado ou domingo (sempre de forma a impedir que a vítima possa fazer vistoria na mesma data). 

A vítima de posse dos dados fornecidos vai ao DETRAN e realmente verifica que o veículo não contém qualquer restrição.

No dia marcado, a vítima e golpista se encontram. A vítima verifica o carro (sempre estará em boas condições) e: ou fecha o negócio e efetua o pagamento no mesmo dia para posterior preenchimento do recibo de compra e venda, ou então preenchem o recibo de compra e venda do veículo que será entregue à vítima juntamente com o carro em outro dia (a firma reconhecida em cartório será falsa), o pagamento então é feito nesta ocasião.

Contudo, não passará muito tempo para que a vítima descubra que o veículo adquirido é produto de furto ou roubo e que as placas pertencem originalmente a outro carro (por vezes os golpistas adulteram também o chassi do veículo e outros números de identificação).

É por conta deste golpe que muitas vezes os ladrões buscam fazer os furtos ou  assaltos de veículos específicos, eis que aquele carro (Vectra GS prata, por exemplo) foi encomendado pela quadrilha para clonagem e venda.  

Quanto a veículos, aconselhamos seja efetuado o pagamento tão somente após a verificação da originalidade do chassi e acessórios, bem como consulta junto aos órgãos de trânsito.

Um comentário:

  1. Comprando? Vendendo? Visite nosso portal www.autoshoppingbr.com.br e faça ótimos negócios !!!
    Volkswagen Ford Chevrolet Fiat

    www.autoshoppingbr.com.br

    ResponderExcluir